No último dia 12 de outubro de 2022, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a paróquia Imaculada Conceição em Anori – AM, Diocese de Coari – AM, realizou a sua IV romaria fazendo um percurso de 16 km pela estrada que liga a cidade de Anori a comunidade de Mato Grosso no município de Anamã – A caminhada teve início às 04 horas da manhã até a localidade São Raimundo, que tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida. Dessa maneira se mostra um povo romeiro.
Após a chegada na localidade aconteceu a celebração da Missa, presidida pelo Pe. Raimundo Gordiano, pároco da paróquia. Em seguida foi servido um delicioso café regional.
O povo de Deus sempre caminhou
Como lemos nas sagradas escrituras, o povo de Deus sempre foi um povo caminhante na história da humanidade, foram quarenta anos de caminhada pelo deserto rumo à terra prometida, muitos obstáculos passaram ao longo desse caminhar, em alguns momentos o povo enfraquece na fé, mas revigora suas forças e continuam a caminho.
Ainda hoje o povo de Deus caminha enfrentando as dificuldades de nossos dias, mas com esperança de dias melhores, confiança em Deus que sempre caminhou e ainda caminha conosco. Nesse espírito de um povo romeiro, a localidade São Raimundo que pertence ao município de Anamã, mas que tem acompanhamento pastoral pela paróquia Imaculada Conceição de Anori, celebrou o tríduo em honra sua padroeira Nossa Senhora Aparecida, com o encerramento no último dia 12 de outubro de 2022, e teve como o tema: “Nossa Senhora Aparecida pavimentai a estrada de nossa vida.”
O tema escolhido é devido a localidade estar localizada na estrada Anori Mato Grosso, uma realidade exigente para os moradores daquela região. Por isso o tema aborda a realidade daquele povo inspirando para uma vivência no seguimento a Jesus Cristo, com Maria modelo desse segmento ajudando-nos a pavimentar a estrada de nossa vida, ela que nos orienta e aponta para Jesus o verdadeiro salvador da humanidade. O Evangelho do dia (Jo 2,1-11), nos apresentou Maria intercedendo a seu Filho Jesus pelo povo que não tinha mais vinho, e pede aos ajudantes da festa que, “façam tudo o que ele vos disser.”
A tarde a partir das 17:30 horas, aconteceu o encerramento com a procissão e em seguida a celebração da missa, logo após o arraial com vendas de comidas e leilões, e a confraternização da comunidade paroquial. Deus seja louvado, e continuemos caminhando na busca de uma vivência do amor e da fraternidade.
Autoria do texto: Sebastião Caldas
0 Comentários