A perfeita caridade, precisa evangelizar no vasto mundo, a fim de se evitar prejuízos e condenações por parte dos religiosos acomodados.
Caridade normalmente é sinônimo de amor; é a virtude cristã central dos que seguem Jesus, ou pelo menos, deveria ser. São inúmeras as instituições e pessoas que se dedicam a defender a dignidade humana. Caridade é um campo amplo que não se resume apenas à ajuda material, mas tenta mudar os comportamentos na busca por sentido.
A vida de Jesus é toda ela caridade para com o pobre, o doente, a mulher oprimida, os cegos, os paralíticos, os desanimados, as minorias esquecidas. Ele olha e escuta todos com o mesmo amor e os levanta de sua condição. Neste sentido, precisamos entender que a caridade é urgente na promoção da vida e dos direitos humanos. Ouço muitas justificativas que dizem “não devemos fazer assistencialismo e sim ensinar a pescar”. Sim, concordo que precisamos ensinar a pescar, mas antes é preciso vara, anzol, isca e as condições favoráveis, do contrário ficaremos diante do rio esperando que o peixe salte para fora.
Jesus, primeiro deu assistência importando-se com a pessoa, depois as transformou desde um processo interno. Os resgatados superaram a assistência e se envolveram. Temos a mania de julgar as aparências e criticar os que doam e os que recebem, queremos que as coisas mudem rapidamente, mas, nos esquecemos que por detrás de cada drama tem uma história que foi destruída e precisa de tempo para se recompor. Tem um sistema público burocrático que não colabora, pois não há interesse.
A perfeita caridade é Cristo e a dos cristãos passa pelo encontro com Ele. Vivemos na era dos ataques aos que praticam o amor real. Isso se deve ao fato de que a caridade incomoda quem não a vive. É mais fácil fazer discursos falaciosos do que se comprometer. Graças aos que amam é que o mundo ainda tem esperança, pois se a caridade dependesse dos críticos, estaríamos imersos no pessimismo. As pessoas mais amargas e vazias são as que se escondem do amor; essas, não tem moral alguma para fazer comentários. A vida delas é murmuração e Cristo, a caridade plena se reduz a uma ideia.
Paz e bênçãos!
Autoria do texto: Pe. Nilton Cesar Boni – cmf
0 Comentários