Amizade ou status, são duas coisas distintas mas que se entrelaçam, exigindo discernimento para obter o conhecimento e colaborar nesta distinção. amizade é uma palavra forte com grande significado e com uma certa responsabilidade, pois aqueles a quem confiamos a nossa amizade esperamos desses uma reciprocidade e confiança sobre o que nós confiamos.
Status pode ser uma coisa passageira, hoje você tem amanhã pode não ter mais, e a amizade quando ligada ao status pode não ser de fato uma amizade, mas apenas uma admiração pela pessoa enquanto representa uma posição.
A amizade verdadeira implica a não redução da posição a qual o amigo ocupa, mas sim por aquele sentimento, afeto e carinho na reciprocidade de ambos.
Mas é evidente que alguém com um status, uma posição social por menor que seja está sempre cercado de muitas amizades, no entanto resta saber quais as verdadeiras que suportariam a perda do status do amigo.
Não deve ser uma vitimização, mas uma reflexão acerca da amizade e do status, quantos já tiveram essa experiência um pouco desagradável. Não dá pra saber ao certo quais as verdadeiras amizades quando se tem uma posição social por menor que seja.
Você pode correr o risco de cometer uma injustiça ao ser seletivo, mas ao corresponder a todos com o máximo que pode, só irá saber na verdade se um dia perder o seu status. Aí você irá ver muitos dos que eram seus amigos lhe virarem as costas e vão aparecer como amigos daqueles que estão numa posição que você não ocupa mais.
Mas o bom é saber que existem os amigos mosquitos, no bom sentido da palavra os amigos verdadeiros que vão está com você em qualquer momento de sua vida, esses por menor que seja o quantitativo somam um grande valor.
Aqueles que resistem a intempérie do amigo soube reconhecê-lo como um ser, soube enxergar o fundo do seu coração, reconhecer que não foi o status que lhe cativou, mas o ser humano, e esses serão sempre amigos.
Autoria do texto: Sebastião Caldas
0 Comentários